quarta-feira, 23 de julho de 2008

A Fundação José Saramago e o Centro Andaluz del Vidrio em Castril de la Peña, Granada, Espanha

Com o objectivo de recuperar a perdida indústria do vidro, pôs-se em marcha uma iniciativa que dará trabalho e visibilidade a uma zona economicamente deprimida.

Graças à iniciativa da Fundação José Saramago, do município de Castril e dos fundos obtidos através de instituições andaluzas, pôs-se em marcha um projecto que pretende recuperar e manter viva a tradição do trabalho em torno do vidro, arte que deu a conhecer Castril de la Peña à Europa e ao mundo, já que peças saídas das mãos dos criadores de Castril podem ser vistas nos museus mais importantes. Actualmente, no Centro é dada formação a cerca de 20 pessoas, que se iniciam nas artes do vidro soprado e noutras técnicas, e que serão os obreiros da indústria do vidro, tão reclamada durante anos.
O Centro e o trabalho que ali se realiza merecem uma visita, mas para quem não possas deslocar-se até Castril, pode ver este vídeo de apresentação que mostra as primeiras peças saídas do Centro Andaluz del Vidrio, já nesta data uma prometedora realidade.

Con el objetivo de recuperar la pérdida industria del vidrio, se ha puesto en marcha una iniciativa que dará trabajo y visibilidad a una zona económicamente deprimida.

Gracias a la iniciativa de la Fundación José Saramago, del Ayuntamiento de Castril y con los fondos obtenidos de las instituciones andaluzas, se ha puesto em marcha un proyecto que pretende recuperar y mantener viva la tradición del trabajo en torno al vidrio, arte que dio a conocer Castril de la Peña en Europa y el mundo entero, ya que piezas salidas de las manos de los creadores de Castril se pueden ver en los museos más importantes. Actualmente en el centro se imparte formación a cerca de 20 personas, que se inician en las artes del soplado del vidrio y otras técnicas, y que serán quienes pongan en marcha la industria del vidrio, tan reclamada durante años. El centro y el trabajo que allí se realiza merece una visita, pero para quien no pueda desplazarse hasta Castril, puede ver este video de presentación que muestra las primeras piezas salidas del Centro Andaluz del Vidrio, ya en estas fechas una prometedora realidad.