sexta-feira, 18 de julho de 2008

Concerto de violoncelo no encerramento da exposição José Saramago: A Consistência dos Sonhos

Um concerto de violoncelo executado por solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa assinala dia 27 de Julho o encerramento da exposição "José Saramago. A consistência dos sonhos", patente na Galeria de Pintura do Rei D. Luís I.
De acordo com o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), o concerto, de entrada gratuita, pelas 19:00, será realizado pelo duo de violoncelos Franz Ortner e Ana Cláudia Serrão.
Do programa fazem parte a Sonata n.º 1 para Dois Violoncelos de Georg Philipp Telemann (1681-1767), Bulerias, de Mario Escudero (1928-2004), Sonata para Dois Violoncelos de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), Sonata para Violoncelo Solo, de Gyorgy Ligeti (1923-2006).
Também irão interpretar o tema popular brasileiro "O Surdo", de Totonho e Paulinho Rezende, e "Julie-o", de Mark Summer.
Com centenas de documentos, fotografias, pinturas e notas pessoais do Nobel da Literatura, a exposição "José Saramago - A Consistência dos Sonhos" recebeu cerca de 5.400 visitantes durante o primeiro mês em que esteve patente, após ter sido inaugurada a 23 de Abril.
Organizada pela Fundação César Manrique, a exposição é comissariada por Fernando Gómez Aguilera, e esteve inicialmente em Lanzarote (Canárias) - onde foi inaugurada em Novembro do ano passado -, tendo sido ampliada com mais documentos provenientes da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e pinturas criadas por artistas que se inspiraram na obra de José Saramago.
"A Consistência dos Sonhos" conta com uma forte componente multimédia, recorrendo a suportes digitais e audiovisuais, e exibe um conjunto de documentos inéditos do espólio do escritor laureado com o Nobel da Literatura em 1998. Manuscritos, obras inéditas, notas pessoais, primeiras edições, traduções, fotografias, vídeos e gravações originais que estiveram na exposição de Lanzarote, onde o escritor, de 85 anos, reside com a mulher, Pilar del Rio, podem ser vistos na Galeria D. Luís I do Palácio da Ajuda. A exposição original, que esteve patente em Lanzarote, foi ampliada, nomeadamente, com correspondência de José Saramago com outros escritores, entre os quais José Rodrigues Miguéis e Adolfo Casais Monteiro.
"José Saramago: A Consistência dos Sonhos" - apresentada em Lisboa com o apoio e organização do Ministério da Cultura através do Instituto Português de Museus (IMC), a BNP e a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) - vai estar patente na Galeria D. Luís até 27 de Julho.
A exposição estará aberta, de segunda-feira a domingo (excepto quarta-feira), das 10:00 às 19:00.

Fonte: LUSA